SAD comemora cinco anos de prestação de serviço aos jaboatonenses

3 de setembro de 2019 às 10:25h

DSCN3994 Web

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD ) do Hospital Memorial Jaboatão (HMJ) completa, neste mês de setembro, cinco anos prestando serviços de saúde à população do município de Jaboatão dos Guararapes. O SAD atende pessoas incapacitadas, com dificuldade de locomoção provisória ou permanente e com doenças de cuidados prolongados. As sete equipes (5 EMAD e 2 EMAP) multiprofissionais que compõe o serviço são formadas por: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

De acordo com o Coordenador Médico do SAD/HMJ, Hugo Melo, o trabalho realizado ao longo do período pelas equipes deve ser comemorado. “Vários pacientes foram reabilitados nesses cinco anos. Outros muitos tiveram a dedicação da equipe para ter mais qualidade em seu tempo de vida e para morrer em casa, próximo aos familiares, quando possível. Parabenizo e agradeço a todos que integram a equipe do SAD Jaboatão pelo empenho e dedicação”, destacou.

O médico explica ainda que pelo tratamento ser realizado na residência do paciente, a recuperação tende a ser bem mais rápida. “É que as internações hospitalares muitas vezes submetem o paciente ao risco de infecções. Estando no ambiente familiar, o paciente se sente mais à vontade e isso acelera a melhora do quadro dele”, explicou Hugo Melo. Além de tudo isso, o programa ajuda também na gestão de leitos diminuindo a superlotação de unidades hospitalares, dando continuidade aos cuidados em ambiente domiciliar.